|
O Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal reuniu a 2 de Fevereiro de 2010, sob a presidência do Senhor Bispo.
Leia, em baixo, o Comunicado ou faça download aqui.
Comunicado do Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral
O Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal reuniu a 2 de Fevereiro de 2010, sob a presidência do Senhor Bispo.
Em início de sessão, o Conselho foi informado das várias iniciativas que a Comissão que nomeou levará a cabo para bem podermos receber e beneficiar da visita do Santo Padre em Maio próximo. Começarão a chegar muito brevemente a toda a Diocese, com o apoio do Notícias de Setúbal, textos para esse fim.
Em pleno Ano Sacerdotal, e porque se aproxima o fim do mandato do actual Conselho, este encontro foi ocasião para os dezasseis padres presentes, representantes do clero da Diocese, reverem os Estatutos que regem o Conselho, bem como o Estatuto Económico do Clero.
Tratando de temas mais pontuais, o Conselho aconselhou o Senhor Bispo a aumentar a remuneração do clero de 750€ para 765€, dado que se passaram já dois anos sem qualquer aumento da mesma.
Aconselhou igualmente o Senhor Bispo a encaminhar os resultados da próxima Renúncia Quaresmal para dois fins: a reparação dos telhados das instalações onde vivem actualmente as Irmãs de Belém, na Quinta do Calhariz, dado que os mesmos deixam passar água das chuvas, e apoio às actividades da Missão de Caconda, na Diocese de Lubango (antiga Sá da Bandeira), Angola.
O Senhor Bispo acolheu positivamente estas propostas do Conselho.
Foi também dado parecer favorável à passagem a paróquia da quasi-paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Faralhão e Praias do Sado.
Tendo em conta que este encontro se realizou no dia do Consagrado, o Conselho julgou oportuno congratular-se e agradecer-se ao Senhor os numerosos consagrados que, no mundo inteiro e também nesta Igreja Diocesana, anunciam o Reino de Deus com sua vida e acção.
Finalmente, e porque esta foi a primeira reunião depois do seu falecimento, o Conselho agradeceu e confiou ao Senhor o Padre Agostinho Gomes que exerceu o ministério sacerdotal durante longos anos nas paróquias de Azeitão e, depois, na paróquia do Castelo de Sesimbra.
Padre J. Rodrigo Mendes
03.02.2010
|