«Conto com a participação numerosa e grata de toda a Diocese nas celebrações, sobretudo no dia 17: clero, religiosos e leigos; paróquias, movimentos e serviços. Desde já convido cada fiel a preparar-se para a festa e para ajudar outros irmãos a fazê-lo também. Espero especial colaboração do clero e dos responsáveis dos serviços, movimentos e obras, segundo as orientações do Santuário» D.Gilberto Reis
«A Igreja em Portugal vai celebrar o cinquentenário da inauguração do Santuário Nacional de Cristo Rei, situado na nossa Diocese, em Almada, em16 e 17 de Maio. Desde já convido cada fiel a preparar-se para a festa e para ajudar outros irmãos a fazê-lo também. Continua a ser este o significado maior do santuário: proclamar a realeza de Cristo, não apenas no coração de cada pessoa, mas na vida e nas estruturas sociais da cidade: “a realeza social de Cristo”…. é urgente salvar a pessoa e a comunidade humana do primado destruidor do materialismo e do individualismo, da escravidão, da injustiça e da morte…
Convido-vos a todos a inscrever o santuário de Cristo Rei no roteiro das nossas peregrinações. Tendo em conta a origem, o significado e o dinamismo de transformação espiritual deste santuário, não hesitaremos em considerá-lo como lugar privilegiado.
Maria - que vai estar connosco na celebração através da imagem que se venera na capelinha das aparições em Fátima - nos ajude a entrar no Coração de Jesus, a ser seus discípulos fiéis e felizes, a ser apóstolos do Seu amor e a ser construtores da civilizaçãodo Amor.»
† GILBERTO, Bispo de Setúbal
www.cristorei.pt
Todas as informações
|
PROGRAMA OFICIAL DAS CELEBRAÇÔES DOS
50 ANOS DO SANTUÁRIO DE CRISTO REI
Sábado 16 de Maio
11h00 - Chegada da Imagem de Nª Srª de Fátima ao Hospital Dª Estefânia – visita aos doentes
12h00 - Chegada da Imagem de Nª Srª de Fátima à Igreja de São Nicolau – Tempo de Oração que se prolongará até cerca das 15h
14h00 – Concentração junto à Praça do Comércio
15h30 – Recepção da Imagem de Nª Srª de Fátima na Praça do Comércio e Recitação do Terço
17h00 – Eucaristia presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo
19h00 – Início da Procissão Marítima, com várias embarcações que acompanharão a imagem de Nossa Senhora
19h30 – Chegada a Cacilhas e entrega da Imagem ao Senhor Bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, pelo Senhor Cardeal Patriarca
20h00 – Procissão de velas do Largo do cais de Cacilhas até à Igreja Paroquial de Almada
22h00 – Vigília Nocturna na Igreja Paroquial de Almada, que se prolongará até à manhã de dia 17 de Maio
Domingo, 17 de Maio
10h00 – Missa Presidida pelo Senhor Bispo de Setúbal, na Igreja Paroquial de Almada, transmitida em directo pela RTP.
11h30 – Visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima à Associação Vale d’Acor – Almada
12h15 – Visita da Imagem de Nossa Senhora ao Seminário Maior de São Paulo – Tempo de Oração
13h30 – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima e das Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque da Igreja Paroquial de Almada até ao Santuário de Cristo Rei.
16h00 – Celebração Aniversária do Cinquentenário do Santuário de Cristo Rei, presidida pelo Senhor Cardeal D. José Saraiva Martins, Enviado Especial de Sua Santidade o Papa Bento XVI
|
|