CLERO E PARÓQUIAS
Paróquias
Clero
Pesquisa Avançada

Menu

Missas
entre as h m
e as h m
Dia:
Época:

          

Procissão do Senhor dos Passos - Azeitão

em Quarta, 05 de Novembro de 2008 - 16:49:54 (GMT) - 2561 leituras

Como é tradição em Azeitão, no passado dia 1 de Novembro, teve lugar na Capela da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão, a Missa Solene e a procissão com a imagem do Senhor dos Passos.

 

 

Esta festa começou a ser preparada espiritualmente no dia 23 de Outubro, com a realização de uma novena, na Capela da Santa Casa, terminando com a Santa Eucaristia no dia 1 presidida pelo Pároco das Paróquias de Azeitão, o Padre Luís Ferreira. Estiveram também presentes as autoridades civis de Setúbal: a Presidente a Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, o Presidente da Junta de Freguesia de São Lourenço, Henrique Gonçalves, e a Presidente da Junta de Freguesia de São Simão, Celestina Neves.  

A Capela da Santa Casa da Misericórdia foi pequena para acolher os fiéis que quiseram participar nestas cerimónias, engrandecidas pela contribuição do coro da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, que animou a Missa. Na homilia o Padre Luís salientou a importância dos Santos como intercessores junto de Deus e modelos de santidade para todos aqueles que peregrinam na igreja terrena. Muitos são os modelos que a Igreja católica propõe, porém, salientou alguns santos portugueses e o venerável Papa João Paulo II.  

No final da Eucaristia a imagem do Senhor dos Passos saiu, levado aos ombros pela Irmandade, percorrendo as ruas de Azeitão, como agradecimento da população desta Paróquia ao facto de ter sido poupada à catástrofe do terramoto de 1755. Agradecimento que se tem perpetuado ao longo do tempo. O Padre Rui Gouveia, na sua pregação, na Praça da Republica, chamou à atenção de todos os fiéis que a imagem do Senhor dos Passos, imagem central da procissão, é o Verbo de Deus encarnado. Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem que abraça com amor a cruz para a salvação de toda a humanidade. Após a pregação a imagem foi reconduzida à Capela da Santa Casa da Misericórdia. 

 

Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo