Calendário Diocesano

Menu

CLERO E PARÓQUIAS
Paróquias
Clero
Pesquisa Avançada

Sala de Imprensa
Sala de Imprensa
Padre Francisco Mendes

Roteiro das igrejas de Setúbal


Apontadores

Agência Ecclesia
Caritas Diocesana de Setúbal
Casa de Oração Santa Rafaela Maria
CNE-Região de Setúbal
Comissão Diocesana de Pastoral da Saúde
Coro Diocesano de Setúbal
CPM
Escola da Fé
Exposição os Artistas e a Fé
Externato Diocesano Sebastião da Gama
Faculdade de Teologia da UCP
Famílias do Seixal
Jovens a Caminho
News.va
Notícias de Setúbal Online
Ordem Terceira do Carmo
Pastoral do Ensino Superior de Setúbal
Renovamento Carismático (Setúbal)
Santa Sé
Santuário de Cristo Rei
Secretariado Diocesano de Catequese
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE)
Secretariado Diocesano de Pastoral Familiar
Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil
Seminário Maior de S. Paulo de Almada
Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja


Missas
entre as h m
e as h m
Dia:
Época:

Galeria de imagens

OrdenacoesPadres5
Album: Ordenacoes Presbiterais 2008

          

Comunicação Social na Igreja: ação em rede, sem «centralismo» nem «paroquialismos» - propõe o Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais

em Sexta, 23 de Setembro de 2016 - 11:46:25 (GMT)

“Com o que somos e com o que temos, claramente podemos fazer mais e melhor”, disse D. Pio Alves, na abertura dos trabalhos das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, que reúne dezenas de responsáveis católicos, nos dias 22 e 23 de setembro.
D. Pio Alves considera que o trabalho deve ser feito sem “centralismo” nem “paroquialismos”, para potenciar os recursos, “melhorar a comunicação interna” e cultivar “as melhores relações com as comunicações no seu conjunto.
D. Pio Alves deixou votos de que as jornadas ajudem a situar a “realidade de cada instituição” no contexto global português, de forma a “pensar a comunicação a partir de um conhecimento tão objetivo quanto possível”.
As jornadas de Comunicação Social têm como tema, em 2016, 'Pensar a Comunicação da Igreja em Portugal'.

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


Papa Francisco em Assis denuncia um "novo e tristíssimo paganismo: o paganismo da indiferença"

em Quarta, 21 de Setembro de 2016 - 17:46:54 (GMT)

 O Papa Francisco disse ontem em Assis, durante um encontro inter-religioso pela paz, que nenhuma guerra é “santa” ou pode ser justificada com o “nome de Deus”. “Não nos cansamos de repetir que o nome de Deus nunca pode justificar a violência. Só a paz é santa, só a paz é santa, não a guerra”, disse no encontro que reuniu representantes de várias comunidades cristãs e religiões, além do mundo da cultura e do pensamento, à cidade italiana que viu nascer São Francisco de Assis.
Perante centenas de responsáveis, o Papa aludiu aos “dramas” de quem teve de deixar a sua terra ou de quem foi vítima da violência. “Todos eles têm uma grande sede de paz. Não queremos que estas tragédias caiam no esquecimento. Desejamos dar voz em conjunto a quantos sofrem, a quantos se encontram sem voz e sem escuta”.
Na Praça de São Francisco, junto do Papa, estavam o rabino Abraham Skorka, da Argentina, seu amigo de longa data; Abbas Shuman, vice-presidente da Universidade Al-Azhar (Egito); e Gijun Sugitani, conselheiro supremo da Escola Budista Tendai (Japão).
“Não podemos ficar indiferentes. Hoje o mundo tem uma sede ardente de paz. Em muitos países, sofre-se por guerras, tantas vezes esquecidas, mas sempre causa de sofrimento e pobreza”, denunciou.
“Paz: um fio de esperança que liga a terra ao céu, uma palavra tão simples e ao mesmo tempo tão difícil”.
A presença de várias tradições religiosas, defendeu Francisco, mostra que a diferença não é motivo de “conflito”.
“Hoje não rezamos uns contra os outros, como às vezes infelizmente sucedeu na História. Pelo contrário, sem sincretismos nem relativismos, rezamos uns ao lado dos outros, uns pelos outros”.

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


"Cá Dentro" - livro nasce para ajudar o Despertar da Fé

em Quarta, 21 de Setembro de 2016 - 17:27:16 (GMT)

Na passada 4ª-feira, no Solar dos Zagallos, no âmbito do Despertar da fé, foi apresentado aos técnicos de educação infantil da nossa diocese o livro infantil “Cá dentro”.
Considerando que a atividade do Despertar da Fé junto das crianças dos 0 a 6 anos deve ser feita integrada nas atividades quotidianas do Jardim de Infância – e não de forma paralela ou como atividade extracurricular –, o Secretariado Diocesano da Catequese propõe este pequeno conto ilustrado como ferramenta para desenvolver o plano de atividades deste ano letivo, integrando quer as tarefas do Despertar, quer aquelas das diversas áreas de desenvolvimento curricular apontadas pelo Ministério de Educação.
 
É um material de apoio que sugerimos que os educadores e pais das crianças adquiram. Cada frase e ilustração é um mote para uma atividade, uma conversa, uma abertura para naturalmente desenvolver todas as competências da criança, inclusive a abertura do seu coração à relação com Deus. O livro não serve para inibir o processo educativo, mas potenciá-lo de forma orgânica. O livro não é apenas para o espaço da escola, mas para casa, para a família. Tem um custo de 2 euros. O conto foi escrito por Maria João Alves e ilustrado por Ana Cristina Guerreiro.
Esta história infantil – e uma outra a publicar oportunamente – é consequência expectável de todo o processo formativo desenvolvido pelo Secretariado junto dos educadores de infância ao longo destes últimos anos e pretende ajudar a tornar os Centros Sociais em verdadeiras estruturas de evangelização, onde se oferece uma educação integral de excelência.

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


1º ANIVERSÁRIO DA CLÍNICA SOCIAL DENTÁRIA de Nossa Senhora da Conceição

em Quarta, 21 de Setembro de 2016 - 16:41:00 (GMT)

Foi a 21 de setembro de 2015 que a Clínica Social dentária em Setúbal, propriedade da Paróquia de Nª Sr.ª da Conceição, iniciou a sua atividade.
Os resultados até agora alcançados demonstram claramente que os objetivos de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas pobres e necessitadas destes bairros periféricos de Setúbal foram largamente conseguidos.
Até ao momento já foram realizadas 1912 consultas sendo tratadas 312 pessoas e colocadas 152 próteses completas, além de mais de 260 pessoa sem lista de espera. Ouvem-se afirmações como estas: “Agora já posso sorrir!...” (continua)

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


Iniciativas da Universidade Católica

em Quarta, 21 de Setembro de 2016 - 16:36:08 (GMT)


Página << | 1 | 2 | 3 | 4 | 10 | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | 90 | 100 | >>
             

Pesquisar


Homilias de D. José Ornelas


Na peregrinação aniversária de setembro 2016 no Santuário de Fátima:

- noite do dia 12
- manhã do dia 13



Liturgia



Comentários às Leituras de cada dia
(Portal dos Dehonianos)



Entrar no Portal






 


Se ainda não possui uma conta, pode obtê-la através do registo no portal.


Novidades


Rezar com o Papa: Click to Pray

O vídeo do Papa: projeto idealizado e realizado pela agência La Machi, Consultora de Comunicação para Boas Causas, e conta com o apoio do AO-Portugal



Ano da Misericórdia - Website




Casa de Oração Santa Rafaela


Próximas atividades



Documentos


Consulte e descarregue DOCUMENTOS



Sistema de Gestão Paroquial



Acesso ao Sistema de Gestão Paroquial



Notícias Anteriores


Qua, 21/09/16
· Jornadas Nacionais de Comunicação Social  (32 leituras)

Ter, 13/09/16
· Palmela recebe novo Pároco  (179 leituras)
· “Deus está criando realidades novas!” e a Igreja não dever ter “medo do mundo” – avisa Bispo de Setúbal em Fátima  (78 leituras)

Seg, 12/09/16
· Caritas dá conta dos resultados da recolha de material escolar  (35 leituras)

Sáb, 10/09/16
· Paróquia da Amora despede-se do Padre Pedro Granzotto e acolhe o novo Pároco, Padre Geraldo Angelo Finatto que preside a uma equipa de sacerdotes  (83 leituras)


Artigos Antigos