Calendário Diocesano

Calendário Diocesano
Dezembro 2015 - Julho 2016

Calendário do Jubileu da Misericórdia


Menu

CLERO E PARÓQUIAS
Paróquias
Clero
Pesquisa Avançada

Sala de Imprensa
Sala de Imprensa
Padre Francisco Mendes

Roteiro das igrejas de Setúbal


Missas
entre as h m
e as h m
Dia:
Época:

Galeria de imagens

AnoSacerdotal2
Album: Ano Sacerdotal

          

SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO DA UCRÂNIA

Aos Párocos,
e a toda a comunidade diocesana

Caros irmãos e irmãs,

Venho transmitir-vos o apelo feito pelo Papa Francisco, para que atendamos à premente situação humanitária que se vive na Ucrânia, em razão da guerra civil instalada no país.

Peço-vos que nos disponhamo-nos a colaborar com o nosso contributo para aliviar a dramática situação em que se encontram centenas de milhares de pessoas na Ucrânia, que atinge particularmente os mais débeis que são as crianças e os anciãos.

Peço, pois, que, no próximo domingo, dia 1 de Maio, da forma que for mais conveniente, se possa responder a este apelo do Santo Padre, seja com o peditório habitual da missa, seja com um peditório especial ao terminar a celebração.

O resultado deste ato de solidariedade deve ser enviado, o mais rapidamente possível para a Cúria diocesana, de modo que possa chegar, sem demora, àqueles que estão em urgente necessidade.

Agradeço, desde já, a vossa resposta e peço ao Senhor que abençoe a vossa generosidade e a todos nos livre do flagelo da guerra, concedendo-nos o precioso dom da sua paz.

Setúbal, 26 de abril de 2016
+ José Ornelas Carvalho
Bispo de Setúbal

O Externato Frei Luís de Sousa, em Almada, aderiu ao “Mês de prevenção dos maus tratos a crianças e jovens”

em Quarta, 27 de Abril de 2016 - 16:49:32 (GMT)

O Externato Frei Luís de Sousa, em Almada, aderiu ao “Mês de prevenção dos maus tratos a crianças e jovens”, com um conjunto de actividades das quais se destaca a construção dum LAÇO HUMANO AZUL, no passado dia 21. Cerca de 600 pessoas, entre alunos, professores e demais colaboradores, reuniram-se no pátio do colégio e construíram o símbolo que marca esta campanha. Ressalta-se a expressão de um dos elementos da Coordenação Pedagógica da escola: “Num ambiente de grande festa, todos juntos tivemos também oportunidade de fazer um momento de silêncio com o pensamento naqueles meninos e meninas que sofrem ou sofreram maus tratos. E dissemos: «Não! Connosco, não! Nunca!» Foi um momento muito bonito”.
 
Além disso, e no âmbito da mesma campanha de prevenção, serão ainda levadas a cabo um conjunto de outras actividades até final do mês:
 
- dedicação de uma aula de formação cívica de todas as turmas do colégio ao tema dos maus tratos a crianças e jovens, com visionamento de um vídeo e debate orientado pelo director de turma;
 
- publicação, na página de facebook do Colégio, na última semana do mês, duma sugestão de actividade diária para realização em família.
 
 
As fotos do “Laço Humano Azul” do Externato Frei Luís de Sousa podem ser vistas em https://www.facebook.com/ExternatoFreiLuisDeSousa/posts/937098829739699.
 
 
Sobre o EFLS: O Externato Frei Luís de Sousa, situado no centro de Almada, é um estabelecimento de ensino da diocese de Setúbal, que celebra, neste ano, 60 anos de existência. A sua oferta educativa vai desde o berçário até ao 12º ano de escolaridade, fazendo jus ao seu lema: do berço à universidade. A sua matriz identitária baseia-se numa forte educação dos valores, unindo tradição e inovação, num ambiente de ensino de grande proximidade e familiaridade.

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


Está próximo o III Encontro Nacional de Leigos

em Terça, 26 de Abril de 2016 - 12:45:00 (GMT)

Clique no cartaz

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


CD "Família, Santuário de Misericórdia" de famílias da Diocese de Setúbal para famílias da Síria

em Segunda, 18 de Abril de 2016 - 11:38:50 (GMT)

Para quem não teve oportunidade de estar na apresentação do CD "Familia, Santuário  de Misericordia" fica a divulgação deste trabalho musical de famílias da diocese de Setúbal  promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar com a Fundação AIS.  Casais, jovens e crianças cantam pelas famílias cristãs refugiadas, neste fantástico CD com 13 músicas originais, acompanhadas por guitarra eléctrica e acústica, baixo, piano e teclados, bateria e percussão. Uma obra de Misericórdia... As músicas, as letras, a voz das crianças... A não perder!
Servirá esta obra para apoiar as famílias da Síria. Como afirmou na apresentacao a directora da Fundação AIS, Catarina Martins, com a venda de três CDs( 10 euros cada) alimentamos uma Familia durante um mês na Síria. Algo fantástico! Foi também pela Musica solidária com concerto de Ir.Kelly Patricia,em Janeiro em Almada, que alimentamos varias dezenas de famílias no Iraque durante dois meses.
Encomendem já este CD e faça-se presente junto das famílias na Síria. A cantar pela Síria com as famílias em dificuldade.
Pe.Marco Luís, director SDPFamilar de Setúbal.

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


Pastoral Juvenil: encontro marcado para 6 de Maio

em Segunda, 18 de Abril de 2016 - 11:09:53 (GMT)

No mês de Maio, mês de Maria, dia 06, pelas 21h30, temos encontro marcado na igreja que, na nossa diocese, é dedicada aos Pastorinhos de Fátima: Igreja dos Pastorinhos, no Montijo. Nesta que será a penúltima sessão das catequeses «Rezar com Arte», o professor João César das Neves, conhecido por assinar a coluna "Não há almoços grátis" do jornal Diário de Notícias, vai falar-nos da bem-aventurança «Bem-Aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.», com a ajuda da arte literária.

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


Comissão Nacional Justiça e Paz pronuncia-se sobre o escândalo dos "Panama Papers"

em Segunda, 18 de Abril de 2016 - 11:00:21 (GMT)

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) manifestou a sua “estupefação” perante o teor das notícias sobre os chamados ‘Panama Papers’, que revelam uma “imoral” fuga aos impostos. “Sabíamos que as offshores iam fazendo o seu trabalho de ajuda ao crescimento das grandes fortunas graças a uma imoral fuga aos impostos internacionalmente legalizada. A investigação jornalística dos Panama Papers fez emergir a verdadeira dimensão daquilo que já conhecíamos”, refere uma nota da CNJP.
Segundo os membros deste organismo, a corrupção atinge diferentes instituições, inclusive as que têm por missão o controlo da legalidade. “Não queremos, porém, deixar de acreditar na Justiça. Fazemos, por isso, um apelo veemente aos cristãos, mas também à sociedade civil, aos governos nacionais e aos organismos internacionais, para que se eliminem estas e outras injustiças”, pode ler-se.
Citando o Papa Francisco, a nota observa que este branqueamento de capitais se estende ao comércio de armas, ao tráfico de pessoas (incluindo refugiados), de órgãos humanos e de estupefacientes, bem como às redes internacionais de exploração da prostituição. “Até onde deixamos ir este escândalo? Não teremos que exigir que os governos e as instituições que nos servem tomem medidas mais eficazes e menos contemporizadoras?”, questiona a CNJP.

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


Página << | 1 | 2 | 3 | 4 | 10 | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | 90 | 100 | >>
             

Pesquisar


Seminário de Almada


Visitas Guiadas ao núcleo histórico

Retiro Vocacional

Novo site do Seminário
http://www.smspaulo.diocese-setubal.pt/



Liturgia



Comentários às Leituras de cada dia
(Portal dos Dehonianos)



Entrar no Portal






 


Se ainda não possui uma conta, pode obtê-la através do registo no portal.


Novidades


Rezar com o Papa: Click to Pray

O vídeo do Papa: projeto idealizado e realizado pela agência La Machi, Consultora de Comunicação para Boas Causas, e conta com o apoio do AO-Portugal

Fátima Jovem 2016

Nada nos é indiferente entre o Céu e a Terra



Ano da Misericórdia - Website




Casa de Oração Santa Rafaela


Próximas atividades



Documentos


Consulte e descarregue DOCUMENTOS



Apontadores


Agência Ecclesia
Caritas Diocesana de Setúbal
Casa de Oração Santa Rafaela Maria
CNE-Região de Setúbal
Comissão Diocesana de Pastoral da Saúde
Coro Diocesano de Setúbal
CPM
Escola da Fé
Exposição os Artistas e a Fé
Externato Diocesano Sebastião da Gama
Faculdade de Teologia da UCP
Famílias do Seixal
Jovens a Caminho
News.va
Notícias de Setúbal Online
Ordem Terceira do Carmo
Pastoral do Ensino Superior de Setúbal
Renovamento Carismático (Setúbal)
Santa Sé
Santuário de Cristo Rei
Secretariado Diocesano de Catequese
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE)
Secretariado Diocesano de Pastoral Familiar
Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil
Seminário Maior de S. Paulo de Almada
Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja



Sistema de Gestão Paroquial



Acesso ao Sistema de Gestão Paroquial



Notícias Anteriores


Seg, 18/04/16
· No regresso da Ilha de Lesbos  (44 leituras)
· Sobre a Eutanásia  (40 leituras)
· Sobre a Exortação Apostólica "A Alegria do Amor"  (34 leituras)

Seg, 11/04/16
· D. José Ornelas presidiu à primeira ordenação sacerdotal como bispo de Setúbal  (156 leituras)

Qui, 07/04/16
· Principais temas abordados na Assembleia da Conferência Episcopal que hoje concluiu  (76 leituras)


Artigos Antigos