Calendário Diocesano

Calendário Diocesano
Dezembro 2015 - Julho 2016

Calendário do Jubileu da Misericórdia


Menu

CLERO E PARÓQUIAS
Paróquias
Clero
Pesquisa Avançada

Sala de Imprensa
Sala de Imprensa
Padre Francisco Mendes

Roteiro das igrejas de Setúbal


Apontadores

Agência Ecclesia
Caritas Diocesana de Setúbal
Casa de Oração Santa Rafaela Maria
CNE-Região de Setúbal
Comissão Diocesana de Pastoral da Saúde
Coro Diocesano de Setúbal
CPM
Escola da Fé
Exposição os Artistas e a Fé
Externato Diocesano Sebastião da Gama
Faculdade de Teologia da UCP
Famílias do Seixal
Jovens a Caminho
News.va
Notícias de Setúbal Online
Ordem Terceira do Carmo
Pastoral do Ensino Superior de Setúbal
Renovamento Carismático (Setúbal)
Santa Sé
Santuário de Cristo Rei
Secretariado Diocesano de Catequese
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE)
Secretariado Diocesano de Pastoral Familiar
Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil
Seminário Maior de S. Paulo de Almada
Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja


Missas
entre as h m
e as h m
Dia:
Época:

Galeria de imagens

pragal_2011_9
Album: 35 anos da Paróquia do Pragal

          


Síria: A Paz é Possível 2.ª Campanha Mundial da Caritas Internationalis

em Segunda, 08 de Agosto de 2016 - 11:37:15 (GMT)

A Campanha mundial "Síria: a Paz é Possível", lançada no passado dia 5 de junho, continua a decorrer e a Cáritas Portuguesa reforça o convite a todas as Cáritas Diocesanas para que divulguem nos seus sites e junto da comunidade local. Toda a informação sobre a campanha está disponível em www.caritas.pt
Na Jornada Mundial da Juventude 2016, em Cracóvia (Polónia), a Cáritas Portuguesa, em conjunto com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), quis desafiar os jovens a ser porta-vozes desta iniciativa, pressionando as autoridades políticas a encontrar soluções de paz. Cerca de 3000 dos participantes nacionais na Jornada Mundial da Juventude vestiram t-shirts com um apelo à paz para a Síria, dando assim visibilidade à campanha mundial da Caritas Internationalis - “Síria: A Paz é Possível”. O momento escolhido para a iniciativa foi a Via-Sacra a que o Papa presidiu no Parque de Blonia, a 28 de junho.
Vigília pela Paz a 5 de setembro
A Cáritas Portuguesa lança o desafio a todas as Cáritas Diocesanas para que mobilizem as suas comunidades e organizem uma Vigília pela Paz no próximo dia 5 de setembro, Dia Mundial da Caridade.
Em resposta ao apelo do Santo Padre, a Cáritas em Portugal reúne todas as comunidades através da oração, assumindo um compromisso público nacional pela Paz e pelo diálogo e demonstrando a solidariedade da sociedade portuguesa para com aqueles afetados pela guerra na Síria. Consulte aqui a proposta de Guião de Oração.

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


Igreja de São Gonçalo em Cabanas reabre após restauro

em Sexta, 05 de Agosto de 2016 - 18:05:55 (GMT)

No próximo domingo, 7 de agosto, no 30º aniversário da sua inauguração, a igreja da Comunidade de Cabanas, dedicada a São Gonçalo, vai reabrir em ambiente de festa, após obras de restauro.
Às 11 horas será o acolhimento; às 11.30 terá lugar um momento musical. A Missa será celebrada a partir das 12.00. Depois, será o Almoço seguido de tarde de convívio.

Convite

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


13 a 15 de setembro: Encontro Nacional da Pastoral Social em Fátima

em Quinta, 04 de Agosto de 2016 - 13:04:52 (GMT)

Neste ano teremos o XXX Encontro Nacional da Pastoral Social. Será em Fátima, como é habitual, de 13 a 15 de Setembro, e terá como tema A Laudato si’ no Ano da Misericórdia.
Como noutros encontros, seguiremos o conhecido ritmo “ver, julgar e agir”.
No primeiro dia ocupar-nos-emos do “ver” o que está a acontecer à nossa Casa (correspondendo ao 1º capítulo desta Encíclica do Papa Francisco). Contamos com a presença de ecologistas de nomeada.
Faremos ainda uma breve introdução à leitura da Laudato si’.
O segundo dia é a vez do “julgar” (correspondente ao 2º, 3º e 4º capítulos da Encíclica). Teremos presentes as perspectivas bíblica e teológico-moral para depois captarmos várias sensibilidades desta “ecologia integral”.
Haverá ainda oportunidade para uma reflexão sistematizada sobre a Misericórdia.
O terceiro e último dia diz respeito ao “agir” (5º e 6º capítulos da Laudato si’). Iniciaremos de forma condigna a celebração do 60º aniversário da Cáritas em Portugal e convidar-nos-emos reciprocamente – as entidades envolvidas neste Encontro (Cáritas Portuguesa, Comissão Nacional Justiça e Paz, União das Misericórdias Portuguesas, Pastoral da Saúde, Pastoral Penitenciária, Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, Ajuda à Igreja que Sofre, Sociedade de S. Vicente de Paulo) e todos os participantes – a reinventar a solidariedade, procurando caminhos de um mundo mais justo e mais fraterno.
José Manuel Pereira de Almeida

Em "Leia mais", veja Programa do Encontro.

 

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


7 a 14 de agosto: semana da pastoral da mobilidade humana

em Segunda, 01 de Agosto de 2016 - 16:15:46 (GMT)

A Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, de 7 a 14 de agosto de 2016, convida-nos a retomar a Mensagem do Santo Padre deste ano e propõe-nos como tema: Migrantes e Refugiados: Rosto da Misericórdia. Convidamos ainda as comunidades cristãs a participarem na Peregrinação dos Migrantes e Refugiados a Fátima, nos dias 12 e 13 de agosto que irá ser presidida pelo Senhor Arcebispo D. Angelo Vincenzo Zani, Secretário da Congregação para a Educação Católica. No Domingo dia 14, as nossas paróquias e comunidades cristãs são convidadas a celebrar a Eucaristia em ação de graças pelos migrantes e pelo trabalho pastoral que a Igreja desenvolve em favor dos mesmos. O ofertório é consignado à Pastoral da Mobilidade Humana. Recordamos que é a única fonte de subsistência da OCPM.
Clique sobre a fotografia.

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


Síntese da presença do Papa Francisco na Polónia nas JMJ

em Segunda, 01 de Agosto de 2016 - 12:35:06 (GMT)

A viagem do Papa à Polónia quis ser um alerta para toda a Europa: num país marcado pelos sofrimentos do século XX e perturbado pela atual crise dos refugiados, Francisco recorreu à “memória boa”, aos fundamentos cristãos da sociedade polaca para apelar a uma ação solidária, de misericórdia, que permite ajudar os mais frágeis sem comprometer a identidade de cada um.
Simbolicamente, o Papa escolheu duas formas de passar esta mensagem: um silêncio absoluto em Auschwitz, diante da crueldade humana – termo que repetiria em diversas ocasiões; a festa com os participantes na Jornada Mundial da Juventude, a maior festa católica a nível internacional, que desafiou à construção de uma “nova humanidade”, sem medo das críticas, dos desafios, das próprias fragilidades.
Os discursos que Francisco dirigiu aos jovens estão entre os mais “programáticos” do seu pontificado. “A nossa credibilidade de cristãos é posta em jogo no acolhimento da pessoa marginalizada que está ferida no corpo, e no acolhimento do pecador que está ferido na alma” – a frase parece uma síntese perfeita do que o Papa quer para a Igreja Católica.
O catolicismo do futuro, apresentado aos católicos do futuro, tem como palavras-chave “misericórdia”, “fraternidade”, “perdão”.
Uma palavra não entra nesta lista: sofá. Foi a imagem que o Papa Francisco escolheu para falar de uma geração acomodada, à espera que o mundo mude sem fazer nada por isso, anestesiada. Os “jovens-sofá” estão longe da alegria proposta pela Igreja Católica, mas resta saber como será possível chegar até eles de forma eficaz. Os grandes eventos, como a JMJ, implicam grandes desafios e os participantes trazem, com certeza, muitos apontamentos.  (Octávio Carmo, Ag. Ecclesia)

Leia mais... Versão de Impressão Enviar este artigo a um amigo


Página << | 1 | 2 | 3 | 4 | 10 | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | 90 | 100 | >>
             

Pesquisar


Liturgia



Comentários às Leituras de cada dia
(Portal dos Dehonianos)



Entrar no Portal






 


Se ainda não possui uma conta, pode obtê-la através do registo no portal.


Novidades


Rezar com o Papa: Click to Pray

O vídeo do Papa: projeto idealizado e realizado pela agência La Machi, Consultora de Comunicação para Boas Causas, e conta com o apoio do AO-Portugal



Ano da Misericórdia - Website




Casa de Oração Santa Rafaela


Próximas atividades



Documentos


Consulte e descarregue DOCUMENTOS



Sistema de Gestão Paroquial



Acesso ao Sistema de Gestão Paroquial



Notícias Anteriores


Dom, 31/07/16
· Cáritas está na Feira de Santiago  (67 leituras)

Sex, 22/07/16
· D. José Ornelas anuncia nomeações para novo ano pastoral  (793 leituras)

Seg, 18/07/16
· Curso sobre o Pensamento Social Cristão em regime de eLearning  (128 leituras)
· D. Gilberto recebe medalha de ouro da cidade de Almada  (133 leituras)

Qua, 06/07/16
· Externato Frei Luís de Sousa prepara ano lectivo 2016/2017  (237 leituras)


Artigos Antigos